Siga a gente aqui!

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Rei da Espanha chama líderes catalães de 'desleais' durante pronunciamento oficial

Para monarca 'poderes legítimos' do Estado espanhol devem assegurar ordem constitucional na região e 'normal funcionamento de instituições'
Dois dias após a realização do referendo de independência na Catalunha o rei Felipe VI da Espanha realizou, nesta terça-feira (03/10), pronunciamento sobre a situação política na região e criticou líderes catalães pelo que considerou como
Dois dias após a realização do referendo de independência na Catalunha o rei Felipe VI da Espanha realizou, nesta terça-feira (03/10), pronunciamento sobre a situação política na região e criticou líderes catalães pelo que considerou como "deslealdade inadmissível" e um "comportamento irresponsável".
O monarca também afirmou que "Diante desta situação de extrema gravidade, é responsabilidade dos legítimos poderes do Estado assegurar a ordem constitucional e o normal funcionamento das instituições".

Agência Efe

Catalães assistem pronunciamento de monarca espanhol sobre situação na região
Na Catalunha, manifestantes foram às ruas nesta terça em uma greve geral convocada por representantes independentistas e respaldada pelos principais sindicatos da região. As manifestações denunciam a violência policial ocorrida durante o referendo realizado no último domingo (01/10).
Inicialmente, a greve havia sido chamada para mostrar a rejeição pelas prisões e registros policiais da semana passada para evitar o referendo, mas a ação da polícia no último domingo motivou a mudança do sentido do protesto.
Referendo

O Governo da Catalunha realizou no último domingo, um referendo separatista, declarado ilegal pelo Tribunal Constitucional, do qual, segundo o executivo catalão, participaram 2,2 milhões de pessoas.

Durante o dia, a violência policial contra a votação deixou mais de 800 feridos, dois deles em estado grave, segundo o Barcelona.
Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário