Siga a gente aqui!

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Lula e Pimentel na liderança em Minas


Pesquisa do instituto Quaest mostra que Lula lidera com folga intenção de voto dos mineiros para presidente; para o governo do Estado, Pimentel está na frente, mas tecnicamente empatado com Anastasia
Levantamento realizado pelo instituto Quaest Pesquisa e Consultoria em Minas Gerais, entre os dias 1 e 4 deste mês, mostra o ex-presidente Lula (PT) na liderança isolada da intenção de voto dos mineiros para presidente.
Pesquisa do instituto Quaest mostra que Lula lidera com folga intenção de voto dos mineiros para presidente; para o governo do Estado, Pimentel está na frente, mas tecnicamente empatado com Anastasia.
Levantamento realizado pelo instituto Quaest Pesquisa e Consultoria em Minas Gerais, entre os dias 1 e 4 deste mês, mostra o ex-presidente Lula (PT) na liderança isolada da intenção de voto dos mineiros para presidente.
Para o governo de Minas, o governador Fernando Pimentel (PT) lidera a pesquisa, mas acompanhado de perto pelo senador e ex-governador de Minas, Antônio Anastasia (PSDB).
Para as duas cadeiras do Senado que os mineiros votarão no próximo ano, a preferência recai na ex-presidente Dilma Rousseff e no ex-governador Aécio Neves, mas em quadro ainda indefinido.
A pesquisa ouviu 2,2 mil eleitores de todas as regiões do Estado e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo.
Presidência
O levantamento mostra que o ex-presidente Lula tem mais que o dobro das intenções de voto do segundo melhor colocado na pesquisa, Jair Bolsonaro (PSC). O senador Aécio Neves (PSDB), que disputou o segundo turno na última eleição presidencial, ocupa o quinto lugar, atrás de Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (REDE).
A pesquisa foi feita com dois cenários: no primeiro, Aécio Neves seria candidato a presidente pelo PSDB, e, no segundo, o governador de São Paulo Geraldo Alckimin. Nos dois cenários, o quadro é praticamente o mesmo. Os tucanos na quinta colocação e uma liderança folgada de Lula sobre os demais candidatos.
A intenção de voto em Lula (37% no primeiro cenário e 36% no segundo) equivale, hoje, ao somatório do resultado obtido pelos três candidatos que o precedem na pesquisa, Jair Bolsonaro, Marina Silva (REDE) e Ciro Gomes (PDT), que juntos somam 35% dos votos nos dois cenários.
Lula tem desempenho acima da média entre os mais pobres e menos escolarizados e empata com Bolsonaro no grupo com renda acima de 5 salários e nível superior de ensino. Entre os que estudaram até o ensino fundamental, 48% votariam no ex-presidente; entre os que têm ensino superior, esse índice cai para 23%. Jair Bolsonaro apresenta tendência inversa: tem 8% das intenções de voto entre os que estudaram até o fundamental, alcançando 21% entre os eleitores

Governo de Minas
Para o governo de Minas, o que mais chama a atenção na pesquisa não é o desempenho dos candidatos, mas a soma das intenções de votos branco, nulo, indefinição ou abstenção, que somam 51% num primeiro cenário e 45% num segundo, o que impede qualquer previsão sobre a eleição do próximo ano.
Os dois cenários são com e sem o representante do PSDB, o Senador Anastasia.
No cenário sem o senador tucano, Pimentel tem hoje o dobro das intenções de voto do segundo melhor colocado na pesquisa, o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB). No cenário com Anastasia, Pimentel tem 19% e o tucano, 16% das intenções de voto, ou seja, estão tecnicamente empatados em função da margem de erro.

No cenário que inclui Antônio Anastasia como candidato pelo PSDB, o atual governador tem seu melhor desempenho entre os mais pobres e menos escolarizados, e empata com Anastasia nos demais segmentos. Entre os que estudaram até o ensino fundamental, 22% votariam no petista; e entre aqueles com ensino superior, esse índice cai para 16%.
Anastasia tem 15% do voto entre os que estudaram até o fundamental e 16% entre aqueles com ensino médio. O padrão é o mesmo para renda.

Senado
Para o Senado, a pesquisa mostra Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) à frente na corrida pelas duas cadeiras no Senado, mas em quadro ainda pouco definido. Com intenção de voto acima de 6% estão o ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), a deputada federal Jô Moraes (PCdoB), o atual secretário de governo de Pimentel, Odair Cunha (PT), e o empresário Josué Alencar (PMDB).
Com um cenário tão pulverizado, e considerando que 32% dos eleitores disseram não votar em ninguém ou votar branco ou nulo na próxima eleição para o Senado, ou que ainda não se decidiram, a disputa para o Senado se mostra absolutamente indefinida.
Fonte: O Beltrano

Nenhum comentário:

Postar um comentário