quinta-feira, 8 de junho de 2017

Filho do presidente angolano gasta 500 mil euros em leilão, expondo riqueza extrema da família Dos Santos

Um vídeo que tem circulado nas redes sociais parece mostrar um dos filhos mais novos do Presidente angolano arrematar, num leilão na França, um relógio por 500 mil euros.

Eduane Danilo dos Santos, 25, é um dos nove filhos de José Eduardo dos Santos, que completará 38 anos na presidência de Angola em Setembro.
Um vídeo que tem circulado nas redes sociais parece mostrar um dos filhos mais novos do Presidente angolano arrematar, num leilão na França, um relógio por 500 mil euros.
Eduane Danilo dos Santos, 25, é um dos nove filhos de José Eduardo dos Santos, que completará 38 anos na presidência de Angola em Setembro.
O vídeo capturou o momento em que Danilo arremata um item por 500 mil euros no leilão da amfAR, organização de combate à SIDA, realizado no dia 25 de maio em Cannes. O leilão da amfAR é realizado anualmente e é conhecido por ser frequentado por celebridades de Hollywood.
Na gravação, o actor norte-americano Will Smith, que parece fazer as vezes de leiloeiro, exclama ao cumprimentar Danilo e sua companheira de cima do palco: “eles parecem jovem demais para terem 500 mil euros”.
O vídeo foi partilhado originalmente no Instagram stories pelo bloguista de relógios de luxo Anish Bhatt, cuja conta ostenta 1,7 milhão de seguidores. Antes que desaparecesse da rede social, o vídeo foi capturado e publicado no YouTube e logo viralizou, provocando grande consternação entre os angolanos.
O estilo de vida luxuoso da família Dos Santos é frequentemente alvo de escrutínio da imprensa internacional — e de revolta nas redes sociais angolanas. Segundo maior produtor de petróleo da África, Angola figura entre os 40 países com pior índice de desenvolvimento humano do mundo. Um terço de sua população vive com menos de 2 dólares por dia.
Enquanto isso, a fortuna de José Eduardo dos Santos já foi avaliada em 20 mil milhões de dólares, o que o colocaria entre as 50 pessoas mais ricas do mundo.
Há rumores sobre o seu actual estado de saúde — recentemente passou 28 dias na Espanhaem tratamento médico e tudo indica que deverá deixar a presidência em Agosto deste ano. Pela primeira vez desde 1992, quando foram estabelecidas eleições gerais em Angola, seu nome não consta na lista de candidatos do seu partido MPLA — desta vez, a lista é encabeçada pelo actual Ministro de Defesa João Lourenço, seu provável sucessor.
Mas JES, como é conhecido, não tem poupado esforços para que seu legado continue por meio da família. O membro mais famoso de sua prole é a empresária Isabel dos Santos, 44, a única bilionária mulher da África. Além de presidente do Conselho de Administração da estatal petrolífera Sonangol, ela possui investimentos em diversas multinacionais, de bancos às telecomunicações, correspondendo a uma fortuna de 3 mil milhões de dólares, de acordo com a revista Forbes.
Já o jovem Eduane Danilo dos Santos foi responsável pela condução no ano passado da privatização da Angola Telecom, aparentemente seu único emprego até então.
Após várias críticas nas redes sociais, Danilo resolveu se manifestar em sua página pessoal do Facebook. Ele afirmou que a história não passou de um mal-entendido e que os 500 mil euros seriam relativos à compra de obras de arte para a sua fundação ‘Espírito de Criança’ — entidade que estranhamente não encontra nenhum vestígio na Internet com excepção da própria menção na ocasião do leilão.
A publicação, que posteriormente foi excluída por Danilo, mas copiada por outros sites, dizia:
(…) Gostaria de informar que eu participei sim num Leilão de caridade, não para a aquisição de um relógio, mas sim de uma colecção de Quadros de George Hurrell, em representação da minha associação “Espírito de Criança”.
Tenho forte convicção que devo estar envolvido nesta causa, e acredito que existe uma cura para HIV/SIDA, e devemos continua a procura deste tratamento. O valor monetário desta doação de 500.000€ vai se reflectir para continuarmos de uma maneira unida, a combater este mal que afecta a sociedade em Angola, e o mundo em geral, de forma difícil nos dias de hoje.
A saúde, a cultura e a educação são coisas importantes que defendo, e esta coleção de Quadros de George Hurrell fará parte da Associação ” Espírito De Criança “. (…)
O bloguista Anish Bhatt também se manifestou no Instagram em favor de Danilo, de quem se diz amigo. A publicação foi apagada, mas o site PlantinaLine postou esta tradução:
O Meu amigo Eduane Dos Santos não comprou ‘NENHUM’ relógio no Amfar – American Foundation for AIDS Research.  A Amfar é uma organização sem fins lucrativos que tem contribuído muito para a pesquisa da AIDS e HIV, o seu tratamento e educação. (…)
Fizemos a compra em ‘conjunto’ das peças de arte como uma doação de 500 mil e pretendemos oferecer estas peças de arte (10 no total) , para usar uma parte na exposições em museus em Angola (4 no total) e as outras (6) para um evento no início de Julho de angariação de fundos.
A Internet angolana não engoliu essa história. As críticas continuaram a jorrar, a exemplodesta publicação do Maka Angola, portal crítico ao regime.
Uma primeira correcção a Danilo: não foi uma colecção de quadros que ele comprou, mas sim uma colecção de fotografias. Hurrell não foi pintor, foi fotógrafo. Relógios, quadros ou fotografias… Nada muda. Apenas sublinha a leviandade do gesto. Em vez de 500.000 dólares, Danilo gastou ainda mais dinheiro: 500.000 euros, ou seja, cerca de 560.000 dólares. Em vez de um relógio de luxo, comprou uma colecção de fotografias de luxo de George Hurrell. Muitas das suas fotos originais estão à venda no e-Bay por cerca de 100/200 dólares cada. Entregar as fotos à sua associação é um gesto oco. Para que quer a associação essas fotos? Relógios de luxo ou fotografias de Hollywood por 500.000 euros são sinónimo de total falta de discernimento.
Nos comentário da publicação acima, Elsa Beatriz, residente na capital de Angola, disse:
O que está em causa para nós Danilo não é o que você comprou, mas sim com que dinheiro comprou, se for seu terás que ajustar contas com a justiça, mostrar como é porque ganhou este dinheiro, sendo que apenas tens 23 anos, por seres filho de quem és nós desconfiamos que este dinheiro saio dos cofres do Estado, quer dizer nosso dinheiro, então pedimos que nos proves que nos proves o contrário.
Fonte:Global Voices

Nenhum comentário:

Postar um comentário