Siga a gente aqui!

sábado, 10 de maio de 2014

O PT, pesquisa Datafolha e as greves

O PT, pesquisa Datafolha e as greves
Apesar de todas as manchetes de jornais e sites destacarem que a nova pesquisa da Data Folha, publicada em 9/5/14, indica um segundo turno com a subida de Aécio Neves acima da margem de erro da pesquisa, o que sacudiu o Pais foram as manifestações e greves. 
Sem querer fazer neste curto artigo um balanço de todas elas, falemos das duas que atingiram as grandes capitais: Rio e São Paulo.
Em São Paulo, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto em três passeatas coordenadas, ocupou as sedes das grandes construtoras e conseguiu uma audiência com Dilma. A principal reivindicação, desapropriação de terrenos invadidos, financiamento e construção de moradias para a população de baixa renda, continuam sem uma resposta clara dos governantes. Fernando Haddad, saindo da audiência, não se comprometeu com a desapropriação de um terreno invadido. O nosso "querido" Ministro da Justiça, respondendo as jornais sobre a onda de manifestações que sacudiu o Pais, declarou que é preciso cuidado para não termos depredações.
Depredações? Ora o MTST conseguiu justamente pichar as três grandes construtoras sem quebrar nada. Surpreendidas com o objetivo, a polícia nada fez e, surpresa, não houve quebra-quebra! Sim, o movimento foi pacífico, ao contrário de outras vezes em que a violência da polícia levou a reação dos manifestantes.
No Rio, uma greve de rodoviários conduzida pela oposição conseguiu paralisar mais de 75% dos rodoviários, segundo balanço da própria prefeitura na noite de ontem. Claro, desta vez, com a tentativa patronal de furar os piquetes, mais de 300 ônibus foram incendiados. Os dirigentes dos sindicatos patronais e dos trabalhadores se declararam surpresos com a greve, já que tinham uma acordo salarial assinado e declararam que era uma "minoria de 300" que fez a greve. Grande minoria. Um militante, postando nas redes sociais, declarou que fez sua própria estatística de greve - olhou pela janela e só viu durante uma hora um ônibus passando. Realmente, a minoria era muito majoritária!
E já temos greves de professores na cidade de São Paulo e prevista para a cidade do Rio. Daí que a Data Folha respondendo aos anseios de "paz social" que Lula garantiu, perguntou quem queria que Lula fosse candidato - mais de 64% de todos os entrevistados e mais de 75% dos que votam no PT. Realmente, o medo é grande e nem a burguesia nem a direção do PT sabe o que fazer.
Os marxistas estão juntos com as greves, juntos com os trabalhadores e a juventude que quer mudar este país, sim, acabando com o capitalismo e construindo o socialismo.
Blog Esquerda Marxista

Nenhum comentário:

Postar um comentário